24 de jan. de 2008

Um dia fui professor de ginástica!


Lembro-me da Gil Eanes, não existia ainda a Júlio Dantas, milhares de alunos tiveram o privilégio de serem leccionados por professores capazes e que hoje em dia dão cartas na gestão desportiva Lacobrigense.
Professores dedicados, construíram uma forte equipa de andebol feminino que muitas alegrias tem dado à nossa cidade.
Quem os viu e quem os vê, transfiguraram-se de genuínos professores, para convictos políticos, que hoje olham de soslaio para antigos alunos porque já não lhes podem mandar sentar como mandavam, ou porque a responsabilidade inerente aos cargos, não lhes deixam privar com pessoas que não estejam na mesma “modalidade”.
O queixo levantou ligeiramente, o dorsal alargou, talvez devido ao ginásio, ou por causa da elevação intelectual.
Hoje não são pessoas desconhecidas vindas de qualquer paragem alheia, ou meros leccionadores de corridas à volta do campo, transmitidas com se tivéssemos em pleno regime militar.
São renomados gestores públicos e delineadores da política desportiva de Lagos.
Depois de anos a leccionarem modalidades de Pavilhão, e atletismo, eis que lhes viram capacidade para gerir uma piscina. Tentei recuar e ver méritos de gestão às pessoas que ocupam os cargos, e tirando a marcação de faltas para aferir a assiduidade dos alunos, não me lembro de qualquer coisa que os avalize para cargos de tamanha importância.
De resto e quanto a desporto em Lagos, está pior do que estava à 20 anos no tempo em que ainda eram professores.
Salve-se o Andebol Feminino que ainda está ao rubro… Vá-se lá saber porquê? É pena ser só Andebol…
Quanto ao resto das modalidades, não existem…
PS - Para os caros que se recordam, a equipa feminina de andebol era composta por moçoilas viçosas e frescas, na flor da idade com a vida toda pela frente. Os rapazes inocentes e imberbes cravados de pêlo, tiveram de se sujeitar ao excelente KAKA (o que sofreu) sem nunca terem tido a mesma atenção dos mesmos professores para desenvolverem aptidões.
E o curioso é que a equipa masculina frequentava também a escola Gil Eanes.

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, quem os viu e quem os vê. Esta coisa da política dá a volta à cabeça da malta que sonha com euros e poder. Quanto ao desporto, não está de todo pior, pois embora tarde tem melhores instalações desportivas, mas realmente em relação à qualidade compettiva Lagos merecia melhor.