6 de jan. de 2008

LAGOS NA FRENTE DE BARRANCO VELHO E MARMELETE?


Nós neste espaço não temos a intenções discutir política ou outro qualquer assunto na sua vertente mais técnica.
É nossa intenção analisar as matérias que trazemos a lume, como qualquer cidadão comum as aborda numa roda de amigos ou informalmente.
Nesta perspectiva trazemos à consideração de quem nos lê, um assunto que acho que nos deve preocupar.
O lugar que Lagos ocupa no “Allgarve”.
Este assunto mais importância tem, quando o governo central parece apostar cada vez mais na internacionalização da marca ALLGARVE, o que trará mais visitantes para a nossa região.
Lagos como sabemos é uma cidade histórica para o país, além disso, sempre teve um lugar de destaque nos roteiros internacionais como local impar para se visitar.
Actualmente continua a ser uma cidade com um manancial histórico como poucas se podem orgulhar, só que, …de histórico, para mostrar a quem nos visita, temos “uma janela” e um “Sr. sentado com um chapéu interessante, atrás de uma esplanada”.
Este portfólio pode ser visto em 10 minutos, e por aqui ficamos sobre uma cidade com 500 anos de história.
Será que não deveríamos ter programas guiados por uma cidade riquíssima a tantos níveis?
Ok, temos o comboio, mesmo assim parece-nos curto.
Enfim, este será um assunto pertinente, mas o que nos faz escrever é…
O lugar que Lagos ocupa no “Allgarve”.
Nunca fomos uma cidade de ponta no Algarve é verdade, mas sempre tivemos dignamente o nosso lugar marcado como uma referência do nosso distrito.
Hoje, fazendo uma análise superficial, estamos a perder lugares atrás de lugares para cidades e outros locais que nem cidades são, que em altura alguma pensamos que teriam mais visibilidade que Lagos.
Refiro-me:

Vila Real de Santo António – Era conhecida por fazer fronteira com Espanha. Hoje, e no verão, realiza actividades desportivas de reconhecida qualidade, que dão exposição mediática e que atraem turismo.

Tavira – Com a sua ilha, promove grandes encontros de jovens durante o ano, que trazem notoriedade e que colocam Tavira no mapa.

Quarteira – Gradualmente foi limpando a má imagem que tinha e hoje recebe um turismo menos jovem, mas já criou ali um nicho que vem explorando. Também aproveita o facto de estar perto de centros de diversão.

Olhão – Tem um festival de marisco que anualmente lhe faz andar nas bocas do mundo.

Loulé – Expoente máximo no carnaval algarvio e referência no nacional. Tem cobertura televisiva.

Albufeira e Portimão já se encontram noutro patamar, mas nem por isso as consideramos cidades melhores que a nossa. Contudo melhor exploradas, concorde-se ou não com o tipo de turismo que atraem.

Albufeira - Preferiu adoptar um turismo jovem e noctívago, é desde há muito destino de milhares de turistas.

Portimão - Cidade feia, que cheira mal, que só tem 300 metros de diversão (Praia da Rocha) é hoje falada em todos os meios de comunicação social pelos eventos que lá realiza (Sasha, Dakar, Motonáutica, etc…), tornando-se no segundo local de referência no Algarve.

Dito isto, gostemos ou não do caminho que os outros trilham, qual é a “coisa” que nos promove, ou que nos faz aparecer no mapa algarvio?
Nada, absolutamente nada.
Antigamente enchíamos a cidade para a passagem de ano. Hoje as próprias pessoas da cidade fogem para outras paragens, os da cidade que estão fora, nem cogitam vir passar o ano a Lagos e turismo nem vê-lo.
Temos um triste fogo-de-artifício para dar um motivo para as ruas não estarem vazias quando dão as doze badaladas.

Vale a pena pensar onde vamos parar!?

Estamos a ficar para trás!








4 comentários:

Anônimo disse...

Para ser como essas mais vale deixar estar como está.

O botaabaixismo está a chegar.

Anônimo disse...

Infelizmente, esses grande eventos de jovens que ocorrem em Tavira são apenas para ppl de fora. Durante o último Verão, o edil mandou fechar os bares da ilha mais cedo e convidou tavirenses e veraneantes a divertirem-se em... Monte Gordo, Olhão, Faro...

Anônimo disse...

Critica construtiva, não haja duvida, o MAKEJEITE na tava bem lá no dele alargou a banda e abarrasca aqui.
Deixa-te disso meu.

Anônimo disse...

Não digo o contrário, mas Tavira bem ou mal tenta melhorar. Se ler bem o que escrevi não disse que concordo com tudo o que os outros fazem, mas sim, que valorizo as iniciativas.
No entanto obrigado por participar.

Quanto ao MAKETJEITE é um local a respeitar, como qualquer espaço de opinião e que nada tem a ver com este.
No entanto obrigado por participar.