2 de mai. de 2008

O negócio dos "Passos" sem "Conselho"


Alguém pede desde algum tempo para que se fale sobre as obras da nova câmara. Como também já faz tempo ando com essa vontade, vou abrir uma pequena discussão sobre factos simples e óbvios.


Reconhecidamente é um investimento que urge fazer e que tem sido eternamente adiado, mas convém igualmente analisar os detalhes do negócio com atenção.


Numa uma obra que custa 16.250.210,00 em que o terreno é da câmara, ficará orçamentado para manutenção e reparações qualquer coisa como 22.989.790.00 Euros, mais de quatro milhões de contos em moeda antiga, num total de 39.240.000,00 Euros!!!
Custos da obra - 5.450.00 Euros dia x 30 dias = 163.500,00 Euros por mês x 12meses = 1.962.000,00 Euros ano x 20 anos = 39.240.000,00 Euros.


Salta à vista um edifício ter cinco mil e quinhentos euros por dia de manutenção, e uma câmara com a dimensão e problemas da de Lagos despender quase dois milhões de Euros ano em manutenções…
Não menos espantoso o negócio orçar em 40 milhões de euros…
Entre outras questões, será necessário a câmara gastar quase duzentos mil euros mês em manutenção, quando tem recursos internos desaproveitados e que poderiam ser alocados para essa mesma manutenção, tornando desnecessários ir buscá-los fora, por conseguinte poupando dinheiro.


Depois, e quando realmente for necessário, daqui a 20 anos, verdadeiras obras de manutenção por o edifício começar a ficar obsoleto, passa para as mão da câmara, que contratará “outra” Neocivil para fazer as respectivas obras.


A isto chamo gestão de merceeiro.


Parece-me que a nível de contas a câmara ficará estrangulada sem hipóteses de grandes investimentos no futuro, e que quem ficará com o menino nos braços serão as futuras presidências que irão herdar uma divida mensal na ordem dos duzentos mil euros, ficando à partida limitadas no seu raio de acção.


Outro acto, chamemos-lhe diferente, a junção dos departamentos da câmara, quando hoje em dia a separação dos mesmos é o usual. A construção em separado tem feito escola, porque pode-se desenvolver zonas menos populosas ou degradadas com estas infra-estruturas, dinamizando áreas e promovendo até a construção. Mas o Sr. Barroso e equipa não têm capacidade para pensar em tudo…


As câmaras querem fugir aos endividamentos, pois estão com a corda na garganta, Lagos que não está, e não foi por causa do Sr. Barroso, vai contrair uma divida pesadíssima para 20 anos, ainda por cima a um privado. Não era preferível à banca!?!?!

O que interessa agora é a obra que enche o olho, dá para tirar uma fotografias giras a fazer um figurão...quem vier atrás que feche a porta, eu já cá não estou….e não terei responsabilidades. Fico para a posteridade como o grande mentor do projecto, com o nome cravado num mármore na porta de entrada dos Paços do Concelho.

Inaugurado por Júlio Barroso em …. Falta ver se ganha as eleições…

7 comentários:

Anônimo disse...

De onde vem tanto dinheiro. Quem ganha com estes nogócios?
Mas não é com Marques e afins que vai mudar.

Anônimo disse...

Muito Obrigado pela atenção dispensada a este assunto espero que esta sua postagem seja o inicio do desenrolar de todo o mistério que o envolve.
Até pode ser que esteja tudo a ser feito de uma forma legal, no entanto de uma forma pouco clara. O que eu duvido.
Esta obra não deveria ter sido submetida a concurso público internacional? Foi submetida?

É de salientar que o tratou de uma forma muito superficial o que é compreensivel pois existem muitos pontos neste assunto que se desconhecem

Tem a certeza que o terreno é da câmara?

Idóneo

Anônimo disse...

a vergonha continua!

Manolo Heredia disse...

Lagos já é uma grande cidade.
Para se poder avaliar a justiça do seu artigo temos que conhecer o orçamento actual da Câmara, cujas receitas já devem ascender a muitos milhões de euros anuais, em IMI e IMT (só para referir 2).
Gostava que comparasse o Orçamento de 2007 com o previsível orçamento do ano em que esse edifício entrar em funcionamento (só grande rúbricas)

Anônimo disse...

Em resposta ao idóneo...

A Câmara Municipal de Lagos, através de contrato-programa, entregou à empresa 100 por cento municipal FUTURLAGOS, Empresa Municipal, a função de construção, financiamento e manutenção do edifício, cujo projecto e terreno (direito de superfície) lhe cedeu.

O edifício vai ser financiado e construído através de uma Sociedade Anónima - NEOFUTUR – Promoção e Conservação de Imóveis, S. A - formada pela dita empresa municipal e pelo grupo privado da Marina de Lagos, em que sobressaem as empresas MSF e NEOCIVIL.

Espero ter ajudado a elucidá-lo.

Obrigado por visitar o meu blog.

Anônimo disse...

Exmo.
Elucidou-me claramente, aliás fiquei com muito menos dúvidas relativamente à obscuridade deste negócio.
Mas essa não foi uma forma pouco ética de fazer um arremesso directo de uma obra pública?
A que mais empresas foi dada esta oportunidade?
Como podem garantir que estão a fazer a obra pelo melhor preço e com a melhor capacidade técnica?

A câmara ofecereu 100% da Futurlagos a um particular?!? Isto é legitimo?

Um grupo privado depois de ser detentor da futurlagos forma uma NEOTUR?

O que é privado? O que é público?

Estou muito confuso????

Anônimo disse...

LAGOS É GRANDE,boa gente,boas praias,bioa comida,(menos no Rest.Triãngulo...foda-sseeee..k nojo..)



Xavier